Como conhecer alguém que também quer conhecer alguém?
Como iniciar uma boa conversa com um desconhecido sem ter pré-conceitos sobre o jeito deste?
E ao mesmo tempo, como nos aproximamos de certas pessoas com naturalidade impressionante e passamos a trocar conversas sem que haja um "empurrãozinho"?
Eu sou muito curiosa por pessoas.
Fico olhando alguém na rua e imaginando a história dela, os sonhos dela e fico com vontade de perguntar sobre ela, conhecê-la.. Mas fico restrita ao imaginário.
E, por incrível que pareça, quando conheço gente nova, quase sempre crio um afeto por ela. Identifico o que nela acho defeito, percebo as qualidades e mesmo não gostando de parte (ou muita coisa) nela, eu gosto dela.
Mas hoje em dia, me diz, como achar alguém que queira se abrir pra você?
As pessoas se trancam cada vez mais, se isolam mesmo estando num lugar muito povoado. Ninguém mais se mostra por inteiro, ninguém mais é sincero, ninguém mais quer conversar e -principalmente- respeitar os outros.
Então, me resta ficar curiosa e imaginar o que o outro pensa e o que o outro é.
Será que isso não é um agravante e estimulante do preconceito disseminado hoje? Falam do preconceito racial, de gênero, opção sexual, étnico... Mas existe um preconceito bem mais comum e bem menos comentado: O preconceito independente de diferenças.
Mas este preconceito não é uma coisa tão ruim, até causar uma coisa que é frequente: A repulsão das pessoas.
Quantas vezes você pré-julgou uma pessoa por uma característica? Por exemplo, concluiu que não iria se aproximar dela porque ela usa tal roupa, fala de tal maneira e, portanto, é de tal jeito?
E, quantas vezes, o destino encarregou-se de aproximar vocês e fez você perceber que esta pessoa não era, de forma alguma, aquilo que você concluiu?
Isso afasta as pessoas, isso acaba tornando o mundo solitário, de pessoas superficiais, julgadoras, egocêntricas.. Isso é preconceito, você comete e você não se dá conta de que é preconceito.
Portanto, afirmo aqui: Enquanto os "padrões sociais" de comportamento, servirem como capa de uma pessoa, nunca iremos conhecer o seu índice, nem tampouco suas páginas.
Peço: Olhe as pessoas de outro jeito, se for criar conceitos iniciais sobre ela, não deixe que isso impeça você de querer se aproximar. Não julgue o livro pela capa.
Vamos ser curiosos por gente!
Vamos abrir nossas mentes e corações pro novo. Sempre que trocamos histórias, trocamos conhecimento.
Ja tinha lido esse texto mas só hj comentei o pré conceito é o q limita a comunicação entre o proximo q as vzs tbm tem preconceito
ResponderExcluirPois é! Essa pode ser o principal motivo do afastamento e isolamento das pessoas.
ResponderExcluir